terça-feira, 10 de maio de 2011

Vitaminando: vitamina C!

  Buenas! Muitos acontecimentos me impediram de escrever a coluna no tempo certo, peço desculpas por isso. Como vcs já sabem e o Artur (para mim, Rei!) faz questão de dizer,  minha vida é uma correria cheia de imprevistos, e por isso nem sempre o que planejo se torna possível.. Enfim, o importante é que "I'M BACK" (frase do Rei)!! 
Ainda na vibe suplementação decidi por motivo "de força maior" falar sobre vitamina C... Para os leitores cariocas e que também assistem ao  RJ TV, minha preocupação é bem maior.. Eu explico: o RJ TV, tem diversos comentaristas: tem um médico que fala de "saúde"; o capitão Nascimento (ups!), o comentarista de segurança e etc.. Na semana passada, o tema abordado no quadro saúde foi vitamina C e o médico responsável deu uma informação errada e beeeem perigosa, e então aqui estou na função de "myth buster" (caçadora de mitos)
Vamos conhecer então um pouco desta vitamina!
O ácido ascórbico (vitamina C) é fundamental para formação de colágeno no corpo -presente nas mais diversas estruturas como  pele, ossos, tendões; também na formação de hormônios como por exemplo, a adrenalina e de substâncias celulares que participam da oxidação (queima) de gordura. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante e ajuda na absorção do ferro, importante para evitar anemia por deficiência deste mineral!
1ª Pausa técnica: você sabe o que é radical livre? Radical livre é qualquer substância que por sua estrutura química seja altamente reativa. Produzimos radicais livres a todo momento, quando respiramos, quando nossas células de defesa entram em combate com bactérias e vírus, para reparar tecidos (isso significa também, recuperar músculos). O corpo conta com mecanismos de defesa, chamados antioxidantes. Alguns  podem ser produzidos pelo próprio corpo  e também obtidos pela alimentação (muitos!!). Quando há mais radicais livres que a defesa, temos o chamado estresse oxidativo que vem sendo associado a doenças como câncer e, no exercício, ao aumento de lesões e fadiga precoce. Quando fazemos exercícios produzimos muitos radicais livres! Nesse momento você para e pensa: "então, exercício é ruim!". "Não!" eu respondo. Produzimos estes radicais para ajudar o nosso corpo a se recuperar  e o próprio exercício é capaz de aumentar as nossas defesas antioxidantes! Por isso, fazer exercício é ótimo! O problema acontece quando a alimentação é ruim...
 Resumindo: Quando o consumo de vitamina C é insuficiente, há menor queima de gordura, maior incidência de lesões e fadiga! Portanto fique de olho no que anda colocando no prato! Todos as frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitamina C! Não é só limão, laranja, acerola, goiaba, kiwi.. Estes são os mais ricos nesta vitamina! Como a vitamina C é sensível ao calor, à luz e ao oxigênio, prefira: preparar um suco e consumi-lo imediatamente; ao fatiar um vegetal (exemplo: mamão) evite deixa-lo exposto na geladeira, guarde em vasilhas fechadas; sempre que possível prefira consumir vegetais crus (exemplo: cenoura) e aqueles onde o cozimento é fundamental ( exemplo: brocolis), prefira o vapor ou use pouca água. E em todos os casos consuma o mais rápído possível, nada de esquecer o alimento na geladeira...  Essas dicas ajudam a diminuir as perdas da vitamina C.

Fica a pergunta: Sendo o treino é absurdamente intenso deve-se suplementar a vitamina C? Não! Apesar do excesso dessa vitamina ser eliminado na urina, já se sabe que pessoas que suplementam vitamina C tem maiores chances de desenvolver cálculo renal e aumentar o ácido úrico. Outra coisa, o nosso corpo, sabiamente, prefere absorver vitaminas e minerais sob a forma de alimentos e suplementar sem orientação pode trazer inúmeros problemas de saúde, principalmente para o fígado.. Portanto, a melhor coisa continua sendo ter uma boa alimentação para garantir saúde, "render" no treino e arrasar nas competições!
2ª Pausa Técnica: Nesta altura você deve estar se perguntando mas o que o médico falou que acabou inspirando este tema? Bem, há recomendações nutricionais de vitaminas e minerais, classificadas de acordo com a faixa etária e sexo,  que devem ser obedecidas para garantir saúde a todos. Estas recomendações estabelecem que adultos devem consumir cerca de 75 mg (OBS: 1 laranja (100g) contem, em média, 70 mg..). Quando perguntaram ao médico qual a recomendação diária de vitamina C, ele respondeu 1g!1g é o redoxon, cebion e etc!! Você pode achar que eu estou exagerando mas, a minha preocupação se dá ao fato de milhares (ou milhões) de pessoas que assitiram ao programa,  terem ido imediatamente à farmácia comprar suplemento de vitamina C com a justificativa de uma ingestão insuficiente dessa vitamina, e com isso, se expondo a complicações decorrentes de uma suplementação indevida...Sei até que o profissional alertou para que as pessoas não fizessem uso de suplementos sem orientação mas, a informação errada pode ter contribuído e muito para isso...

 Levanta a mão aí quem  não se suplementou por conta própria? Levanta a mão aí  quem tem o suplemento em casa e, até ler este post, usava diariamente? Agora, levanta a mão quem se convenceu em largar esta vida errada? rs

Espero que tenham gostado! Até a próxima!
Comente e envie sugestão de temas!

Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
Nutricionista Esportiva (UERJ)
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
Mestre em Alimentação Nutrição e Saúde (UERJ)
Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)

sábado, 7 de maio de 2011

SIMULADO DE TRIATHLON.

O treino deste sábado foi muito bom,com as presenças de Farias,Ilson e Velhinho(vulgo Velasques).Fizemos um simulado de triathlon nas distâncias de 1500m natação+40km de ciclismo+10km de corrida.As distâncias não ficaram tão exatas,somente a natação ficou certinha,mas o ciclismo ficou em 42km e a corrida uns 10,5km.O tempo de 02:36:25 foi muito bom levando em consideração a distância e principalmente a intensidade que usamos no treino.A distância foi maior como mencionei e a intensidade mediana,sem contar que as transições foram bem lentas,visando um treinamento para o Ilson que vai fazer o Iron dia 29 e o Farias que vai para Orlando agora dia 15.Somando isso tudo, ficamos bem felizes com o tempo,que não é de se jogar fora.
Eu particularmente gosto muito desse tipo de treino,fazer as 3 modalidades com transição e tudo é muito motivante pra mim.Treinar é legal mas eu gosto de competir,e quando posso fazer como se uma prova fosse,não penso duas vezes.Pertubei a galera que topou no ato fazermos esse simulado.
Em breve faremos outros mais intensos visando o estadual de triathlon do Rio,já estou contando os dias pra sentir o gosto de sangue na boca.

ABRAÇOS E BONS TREINOS.