segunda-feira, 17 de outubro de 2011

CADA PROVA TEM A SUA HISTÓRIA.

Olá amigos,mais uma prova realizada e com resultado muito bom.No último domingo fiz a última etapa do estadual de triatlhon no Rio de Janeiro.Prova que bateu recorde de inscritos,com 448 atletas de vários estados.Sem dúvida uma festa do triathlon.
Passei praticamente 1 mês sem competições,focado apenas nos treinos e na manutenção do peso.Então estava bem otimista e curioso para saber, se tudo que fiz nesse mês,daria resultados satisfatórios.

A PROVA.

Vamos ao que interessa.Fiz o meu aquecimento clássico,começando com uma corridinha e depois uma nadada para sentir a correnteza,temperatura e acordar os bracinhos adormecidos.Para minha surpresa, a água estava fria demais e para fazer um short eu não uso roupa de borracha,por mais que estivesse liberada o uso da roupa.Já disse aqui que não consigo nadar bem na água gelada e isso já está até me abalando psicologicamente.Tenho que treinar em água gelada pra deixar de frescura e nadar forte também em água fria.Esse negócio de piscina aquecida, me deixou muito mal acostumado.

Me posicionei como sempre com a fita no peito,se é pra tomar porrada,que seja lá na frente.Dada a largada,parti muito rápido para a água,furei a 1ª onda e encaixei uma natação forte.Mas antes da 1ª bóia tomei um chute na cara,coisa que faz anos que não acontece comigo.Não foi nada que machucasse,mas tirou o meu óculos e isso amigos quando se tem mais de 200 pessoas atrás, descendo o braço é desesperador.Nadei até a bóia sem óculos mesmo,contornei a bóia e parei para colocar o bicho.Eu fui bem rápido e mesmo assim fui atropelado por muita gente.Eu tenho uma certa experiência e fiquei nervoso,imagina um iniciante.Realmente natação em mar é perigosa,não podemos facilitar.

Depois do episódio,perdi a "esteira" dos líderes,coisa que nos meus planos iniciais, eu tentaria ficar o máximo possível.Mas como disse para o Bruno Brand,cada prova tem sua história.Eu e o Bruno tínhamos uma estratégia secreta,mas por culpa minha não podemos executá la.
SAINDO DA ÁGUA.
Saí da água forte, para tentar pegar meu parceiro de planos secretos,mas ele estava muito a frente.Fiz uma boa transição e fui com o Guimarães e o Teixeira para o pedal mais estressante que fiz até hoje.Logo passamos por alguns atletas que nadam bem,mas não pedalam muito bem.Encontramos o Bruno do Val e formamos um pelote com 4 atletas.Aí começou o meu calvário.

Fiz uma promessa a mim, que não ia mais me estressar com isso.Só que não deu,poderíamos chegar no 2º pelotão que não estava tão longe,só que o revezamento da cabeça do pelotão,ficou entre eu,o Bruno,o Guimarães as vezes e o Teixeira nunca.Mas não era só isso,o ritmo era fraco,para atletas de bom nível.Fiquei muito puto,pq queria ir para frente,mas com o pedal dos caras não dava.

Resolvi que não faria força também e confesso como foi desestimulante aquele momento.Quando entro na prova dou o meu 110% sempre,não fico guardando energia para a próxima parte.Procuro sempre melhorar e não somente manter o que está bom.Deixa pra lá,cada qual com seu cada qual,eu também não corro nada em relação a eles.Então está empate.
EU E O TEIXEIRA VÊ SE EU ESTOU FELIZ COM ELE
Larguei a bike fiz uma transição rápida e parti para a corrida com raiva.Mas minha raiva na corrida, não quer dizer que vou correr para 3 minutos por km.Só fiquei com raiva mesmo,pq os caras que não pedalaram forte, iam passar por mim como se eu estivesse parado.Dito e feito,quando o Teixeira passou por mim eu falei,vomita agora FDP.Falei isso, pq ele disse que estava com vontade de  vomitar na bike,caôzada pura.

Tirando a minha raivinha,fiz uma boa corrida.Melhorei 1 minuto em relação a corrida da prova passada,que é no mesmo percurso.Então vi que os treinos que fiz de corrida estão certos.Tempo total 01:06:21 não foi tão bem quanto a última,mas fiquei em 15º geral da prova e 2º na minha categoria.O campeão da minha categoria foi o sacana do Teixeira.




ABRAÇOS E BONS TREINOS.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

VIDA DURA A DE CICLISTA,VEJAM ESSA PANCADA.

No Brasil são os carros que nós mais tememos.Na África são os antílopes.Essa pancada foi cruel,ainda bem que nada de mais grave aconteceu com o cara.Do jeito que pegou o chifre na cabeça do cara,se ele não estivesse de capacete,poderia ter machucado seriamente ou até morrer.
Isso prova que o capacete protege até de chifradas de antílopes.Por isso amigos,vai na esquina comprar pão,vá de capacete.Vai que um chifrudo qualquer te atropele.

Abraços e bons treinos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

SUPLEMENTAR OU NÃO,EIS A QUESTÃO...

Como eu esperava, a questão "suplementação" daria o que falar.. Agradeço a todos os participantes que enviaram suas sugestões.
Quero deixar claro que não é meu objetivo fazer propaganda do meu trabalho e todo o conteúdo é basedo em conhecimento e experiência profissional. Pretendo neste post, apresentar a real necessidade da suplementação e desmistificar o "poder sobrenatural" dessas substâncias! Se o tom  ficar muito "professoral" e de dificil compreensão, me avisem para que das próximas vezes eu tome mais cuidado e isso não se repita.

Quando se fala em suplementação pensamos imediatamente em todos aqueles "produtinhos" vendidos nas lojas de esportes e de produtos naturais. Pela legislação, " suplementos" são apenas vitaminas ou minerais isolados ou combinados entre si que tem por finalidade "completar" a dieta  de uma pessoa que por algum motivo está restrita ou recuperar um individuo que apresente uma deficiência, como o caso de uma anemia por deficiência de ferro. Aqueles "produtinhos" esportivos são chamados de alimentos para praticantes de atividade física, que são alimentos para fins especiais formulados para atender as necessidades exigidas pela atividade física. Estes também são chamados de recursos ergogênicos nutricionias, que tem por finalidade aumentar a performance do atleta.
Um individuo saudável, que não apresenta sinais ou sintomas (mesmo sutis) de qualquer deficiência, que faz uma dieta adequada, variada e que atende suas necessidades, precisa tomar suplementos? Não quando se fala de vitaminas e minerais, como centrum por exemplo. O uso indiscriminado desses produtos pode inclusive afetar a saúde.Vitaminas e minerais em excesso são tóxicos, podem comprometer, principalmente, a saúde do fígado, órgão importante para metabolismo de nutrientes (como carboidratos, proteínas e gorduras) e substâncias tóxicas (como remédios e alcool). Só se recomenda a ingestão de suplementos vitaminicos e minerais quando o individuo faz uma dieta muito restrita ou apresenta alguma deficiencia ou algum sintoma, mesmo assim é necessário procurar um profissional para que o diagnóstico seja feito adequadamente. Não há recomendações especificas de vitaminas e minerais para atletas, estas recomendações são as mesmas para a população em geral.
E os "produtinhos" são necessários? Eu particularmente agradeço quando vejo um "produtinho" novo no mercado, que apresente uma boa formulação. Esses produtos facilitam muito a vida do nutricionista porque ele sabe exatamente o que e quanto está dando de energia e nutrientes. Mas eles NÃO substituem uma alimentação adequada, variada e específica para aquela pessoa! Esse produtos facilitam a recuperação muscular, o fornecimento de energia principalmente durante o treinamento, quando a vontade de comer é zero mas a sede é máxima, quando é preciso reabastecer o corpo mas fica impossível levar alguma coisa (tipo sanduiche) para comer. Cito sempre um exemplo: um ciclista procura um nutricionista porque ele faz provas de longas distâncias e precisa de uma alimentação adequada. O profissional então orienta este atleta a levar sanduiches para consumir durante o treino longo. O ciclista acorda às 5h da manhã, prepara seus sanduiches de pão de forma, requeijão light e peito de peru, embrulha no papel aluminio, coloca no "bolso" traseiro da camisa e sai para pedalar seus 200km. O dia está quente, os sanduiches continuam no bolso do atleta, sendo aquecidos pelo corpo e pelo sol. Ele come o 1º sanduiche após 1:30h de pedal e continua pedalando, ao final da 3ª hora come o segundo. Mas poucos km a frente desiste do treino pela dor de barriga  e que permaneceu por 3 dias... Moral da história: NUNCA leve alimentos que possam estragar o seu treino! O sanduiche preparado, virou uma colônia de bactérias, porque não foi armazenado adequadamente. Se no lugar do sanduiche ele tivesse levado gel de carboidrato, bebidas esportivas como glicodry, endurox, nada disso teria acontecido! Esse produtos são formulados para fornecer energia, recuperar o atleta e o risco de contaminação é muito baixo! Então qual é o problema de usar estes produtos? O uso indiscriminado! É muito comum em academias, o individuo fazer 1 aula de spinning e tomar maltodextrina. Eu sempre me pergunto: Para quê? Depois reclama que nunca consegue perder a barriga.... A malto é super bem vinda quando necessária, mas seu uso excessivo, engorda. Outra coisa se ela não for preparada (diluida) corretamente pode causar flatulência (gases) e até mesmo diarréia... A quantidade ideal nem sempre é aquela descrita no rótulo! é o seu nutricionista que deve acertar tudo isso de acordo com seu treinamento!
Todo e qualquer produto deve ser usado a partir de uma prescrição e orientação de um profissional  nutricionista. Muitas pessoas usam produtos porque o atleta profissional usa ou porque deu certo para o amigo ou porque o treinador ou médico falou. Nenhuma dessas pessoas tem formação profissional para   indicar ou prescrever esses produtos. O direito da prescrição de dieta é uma atividade exclusiva do nutricionista garantida por Lei, todo profissional que não está apto deverá ser autuado..  A utilização dos "produtinhos" deve ser acompanhada por um nutricionista (preferencialmente esportivo) ou certamente seu potencial atlético pode ser comprometido... 
É possível atingir meu objetivo somente pela alimentação? Sim! Nem todas as pessoas podem (financeiramente falando) ou querem usar os produtinhos.. É o nutricionista que deve "se virar" para atender as necessidades do atleta e não o contrário! Se não dá para tomar gatorade, o nutricionista precisa formular um "genérico"! E assim por diante! Ninguém vai deixar de alcançar seu desempenho máximo se não usar "produtinhos"! Possível é mas, dá trabalho (para o nutricionista e para o atleta), exige mais de ambos! É mais peso no pedal, na corrida, é mais comprometimento na dieta para não faltar energia e vai ter que levar marmita para todo lugar...  
Há casos de atletas que fazem dieta inadequada prescrita por outros profissionais, fazendo "suplementação" totalmente inadequada que apresentam sinais claros de sobrecarga no fígado (intoxicação hepática), alergias, descamação da pele, inchaço nos olhos, olheiras e claro, nunca alcançam seus objetivos! Por isso não é possível recomendar nenhum "produtinho" sem conhecer, avaliar o atleta! é preciso investigar toda sua história, sinais ou sintomas, queixas e só depois acertar sua alimentação e " suplementação". Usar produtos como whey protein, pode ser maravilhoso para alguns e péssimo para outros... Isso se chama individulidade bioquímica e deve ser levada em consideração antes de usar qualquer coisa!
Resumo da história: Tenha alimentação excelente, só use produtos prescritos e aumente sua performance!

Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
Nutricionista Esportiva (UERJ)
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
Mestre em Alimentação Nutrição e Saúde (UERJ)
Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)

Gostaram do post? Envie seu comentário e sua sugestão para o próximo tema! Comente!