segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

De onde vc tira motivação?

Olá amigos,estava eu pensando com os meus botões,sobre a motivação para treinos e provas.
Eu sou uma pessoa movida a competições,claro que tenho prazer em treinar,mas tenho muito mais em competir.Para eu sair de casa pra fazer um treino,sem ter em mente uma prova alvo, é muito difícil.Claro que gosto de nadar,pedalar e correr.Porém não conte comigo para fazer qualquer coisa muito longo,se não tiver objetivo.
Vejam como estou motivado

Estou tirando umas conclusões depois que comecei a ler o livro Nascido para correr.Ouvi falar tão bem do livro,que criei uma expectativa imensa nessa leitura.Amigos que gosto muito dizendo que eu ia adorar,que eu ia querer sair correndo a todo momento.Sinto muito decepcioná los amigos,mas não gostei nadinha do livro.A Mariana tinha me dito que talvez eu não gostasse, ela sabe muito bem que não sou muito fã da corrida.Não é que não tenha gostado do livro,é que criei uma expectativa que não se revelou.A Mari bem definiu,eu gosto de histórias competitivas,do cara que foi ao fundo do poço e voltou para uma grande vitória e coisas do tipo.Porém nem isso me faz sair da cama as 04 da matina para treinar com empenho.

Somente as competições me fazem sair de casa pra treinar forte.São elas que movem o meu treino,a minha motivação interna vem daí.Toda vez que me inscrevo em uma prova importante,o querer me superar se inflama.Me emociono com vídeos do iron,de pessoas se superando,mas para por aí.É a emoção por assistir pessoas,transpondo barreiras antes intransponíveis para elas e só.

Quando estou fazendo provas não penso nelas,penso no meu treino,no dia que superei aquele treino mais brabo,no dia que estava mal e mesmo assim fui lá e fiz o meu melhor.É isso que me move.
Não sou profissional e não vivo disso,mas gosto de agir como se fosse, sou feliz assim e isso que importa.Vem de mim esse espírito competitivo.Fico imaginando se fosse um cara com performance de elite.Seria insuportável.rsrsrs
A alegria de uma criança ao fazer o que gosta
As vezes fico vendo as crianças nadando na academia e fico pensando quando começa o espírito competitivo.Pq já vejo em algumas crianças a vontade de chegar na frente das outras e outras nem aí pra isso.Será a criação?Papo para algum psicológo.

Admiro  e respeito as pessoas que treinam por treinar,somente pelo prazer que ele proporciona.Se elas são felizes,se ficam emocionadas por terminar um treino,eu aplaudo e acho lindo.É isso que o esporte deve proporcionar,felicidade independente se vai competir ou não.A competição as vezes estraga o que tem de mais belo no esporte.O ser humano não quer só competir,ele quer vencer e aí chega a fazer de tudo por isso.Mas isso é para um outro post,bem mais polêmico.

Bom falei de onde tiro a minha motivação  e vcs de onde tiram a motivação?O que faz vcs acordarem cedo,ficar horas treinando?

Abraços e bons treinos.


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

9984km percorridos em 2011 e não foi de carro.

Bem,essa kilometragem assusta inicialmente,até eu fiquei assustado.E isso pq não somei com as competições,que por mais curtas que fossem, fariam que eu passasse dos 10mil tranquilamente. Mas não fiquem muito impressionado,pois seu treino pode ter dado,muito mais que o meu.
A maioria dos amigos sabem que não fiz o Ironman esse ano,fiz apenas 1 prova mais longa que foi o meio ironman,além de 2 meias maratonas.Não tive tanto volume de treino,pelo menos é o que eu esperava,por isso o meu espanto.Fiquei imaginando, quem fez o iron e continuou treinando até o fim do ano.Essas pessoas devem ter feito o dobro que fiz.

Agora vou separar as modalidades e suas kilometragens.

Natação - 864km 288horas
Ciclismo - 7200km 240hr
Corrida   - 1920km 160hr

Os números espantam,mas aí veio meu amigo Alexandre Vasconcelos,que é um atleta disciplinado e que treina sério.Que fez  Caiobá,Ironman,meio iron,Pirassununga com os seus números incríveis.Vamos a eles.

Natação - 582,2km
Ciclismo - 12.099km
Corrida - 2653,5km

Parece mentira isso.Se vc contar pra alguém que não seja do meio,ele provavelmente vai duvidar de vc.Eu mesmo duvidei de mim,achei que tinha errado a conta.E mesmo assim fiquei cabreiro de postar,achando que ninguém ia acreditar.rsrsrs
Mas acredite amigos e sugiro que vc faça o mesmo.Se não tiver anotado todos os treinos,faça uma média do seu treino semanal,jogue um pouco pra baixo e surpreenda-se com os números.

Abraço e bons treinos.