sexta-feira, 25 de setembro de 2009

DICAS P/ A PRÁTICA DO TRIATHLON


 Alimente-se e hidrate-se adequadamente nos seus treinamentos, principalmente nos treinos mais longos.

 Faça um aquecimento e os alongamentos adequados para a(s) modalidade(s) que será (ão) treinada(s) na sessão.

 Use roupas adequadas e equipamentos apropriados para o treinamento de cada uma das modalidades: natação, ciclismo e corrida.

 Muitos equipamentos e acessórios estão disponíveis no mercado. Converse com seu técnico, avalie as necessidades e estabeleça algumas prioridades para as compras.

 Use protetor solar. Proteja sua pele da exposição solar intensa nos treinos.

 Eventuais treinos de natação em águas abertas (rio, lago, represa ou mar) desenvolvem as habilidades de navegação utilizadas nas competições. Exercícios especiais de simulação em águas abertas podem ser feitos na piscina.

 Busque informações com antecedência sobre os locais onde você for treinar (qualidade da água, correnteza, profundidade e temperatura). Um barco ou caiaque acompanhando o atleta garante maior segurança.

 Faça revisão periódica em seus equipamentos. Leve sempre um kit de reparos e ferramentas básicas nos treinos de ciclismo. Um telefone celular pode ajudá-lo em caso de emergência nos treinos mais longos de estrada.

 Em qualquer local, use sempre seu capacete nos treinos de ciclismo.

 Elabore um calendário de competições junto com seu técnico. Além das provas principais, utilize outros eventos como: maratonas aquáticas, corridas de rua e provas ciclísticas em sua preparação para as competições de triathlon.

 As competições que seguem as regras oficiais (ITU e CBTri) permitem vácuo no ciclismo. Faça treinos coletivos, “revezando roda” e adquirindo facilidade em pedalar junto com outros ciclistas.

 Algumas provas não permitem o uso do vácuo no ciclismo. Também é importante treinar sozinho e conhecer melhor seus limites.

 Treinos longos na estrada ou em terrenos irregulares ajudam no condicionamento físico. Use sua mountain bike ou faça corridas em terrenos acidentados para um melhor fortalecimento muscular e resistência psicológica às situações mais difíceis. Assim, você aprimora os reflexos proprioceptivos, diminuindo as chances de lesões nas articulações como quadril, joelho e tornozelo.

 Exercícios técnicos, conhecidos como “educativos” também ajudam na melhoria da coordenação motora, auxiliam na prevenção das lesões e contribuem para a economia de energia nos movimentos das modalidades.

 Os iniciantes devem progredir cautelosamente nas distâncias dos eventos. No começo, experimente as provas com distâncias menores – mini e short triathlon, por exemplo – até chegarem às distâncias mais longas, como um Ironman.

 Troque experiências com outros atletas de triathlon, de natação, de ciclismo e de corrida. Assim você adquire conhecimento específico para compreender as dificuldades que podem surgir em treinos e competições.

 Somente um técnico especializado em triathlon poderá planejar, organizar, quantificar e avaliar a progressão do seu programa de treino nas 3 modalidades; de maneira integrada e conjunta.

 Respeite seus limites! Ouça as orientações do seu técnico e siga corretamente os exercícios de seu programa individualizado de treinamento.

 Mantenha bom contato com seu professor, fazendo anotações sobre os tempos, as parciais, a freqüência cardíaca, o clima, motivação de treinos e competições.

 Treine com prazer e satisfação. Experiência e dedicação lhe trarão bons resultados! Aproveite. Afinal: “Triatletas nascem, não são feitos!”


BONS TREINOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário