terça-feira, 10 de maio de 2011

Vitaminando: vitamina C!

  Buenas! Muitos acontecimentos me impediram de escrever a coluna no tempo certo, peço desculpas por isso. Como vcs já sabem e o Artur (para mim, Rei!) faz questão de dizer,  minha vida é uma correria cheia de imprevistos, e por isso nem sempre o que planejo se torna possível.. Enfim, o importante é que "I'M BACK" (frase do Rei)!! 
Ainda na vibe suplementação decidi por motivo "de força maior" falar sobre vitamina C... Para os leitores cariocas e que também assistem ao  RJ TV, minha preocupação é bem maior.. Eu explico: o RJ TV, tem diversos comentaristas: tem um médico que fala de "saúde"; o capitão Nascimento (ups!), o comentarista de segurança e etc.. Na semana passada, o tema abordado no quadro saúde foi vitamina C e o médico responsável deu uma informação errada e beeeem perigosa, e então aqui estou na função de "myth buster" (caçadora de mitos)
Vamos conhecer então um pouco desta vitamina!
O ácido ascórbico (vitamina C) é fundamental para formação de colágeno no corpo -presente nas mais diversas estruturas como  pele, ossos, tendões; também na formação de hormônios como por exemplo, a adrenalina e de substâncias celulares que participam da oxidação (queima) de gordura. Além disso, a vitamina C é um potente antioxidante e ajuda na absorção do ferro, importante para evitar anemia por deficiência deste mineral!
1ª Pausa técnica: você sabe o que é radical livre? Radical livre é qualquer substância que por sua estrutura química seja altamente reativa. Produzimos radicais livres a todo momento, quando respiramos, quando nossas células de defesa entram em combate com bactérias e vírus, para reparar tecidos (isso significa também, recuperar músculos). O corpo conta com mecanismos de defesa, chamados antioxidantes. Alguns  podem ser produzidos pelo próprio corpo  e também obtidos pela alimentação (muitos!!). Quando há mais radicais livres que a defesa, temos o chamado estresse oxidativo que vem sendo associado a doenças como câncer e, no exercício, ao aumento de lesões e fadiga precoce. Quando fazemos exercícios produzimos muitos radicais livres! Nesse momento você para e pensa: "então, exercício é ruim!". "Não!" eu respondo. Produzimos estes radicais para ajudar o nosso corpo a se recuperar  e o próprio exercício é capaz de aumentar as nossas defesas antioxidantes! Por isso, fazer exercício é ótimo! O problema acontece quando a alimentação é ruim...
 Resumindo: Quando o consumo de vitamina C é insuficiente, há menor queima de gordura, maior incidência de lesões e fadiga! Portanto fique de olho no que anda colocando no prato! Todos as frutas, legumes e verduras são excelentes fontes de vitamina C! Não é só limão, laranja, acerola, goiaba, kiwi.. Estes são os mais ricos nesta vitamina! Como a vitamina C é sensível ao calor, à luz e ao oxigênio, prefira: preparar um suco e consumi-lo imediatamente; ao fatiar um vegetal (exemplo: mamão) evite deixa-lo exposto na geladeira, guarde em vasilhas fechadas; sempre que possível prefira consumir vegetais crus (exemplo: cenoura) e aqueles onde o cozimento é fundamental ( exemplo: brocolis), prefira o vapor ou use pouca água. E em todos os casos consuma o mais rápído possível, nada de esquecer o alimento na geladeira...  Essas dicas ajudam a diminuir as perdas da vitamina C.

Fica a pergunta: Sendo o treino é absurdamente intenso deve-se suplementar a vitamina C? Não! Apesar do excesso dessa vitamina ser eliminado na urina, já se sabe que pessoas que suplementam vitamina C tem maiores chances de desenvolver cálculo renal e aumentar o ácido úrico. Outra coisa, o nosso corpo, sabiamente, prefere absorver vitaminas e minerais sob a forma de alimentos e suplementar sem orientação pode trazer inúmeros problemas de saúde, principalmente para o fígado.. Portanto, a melhor coisa continua sendo ter uma boa alimentação para garantir saúde, "render" no treino e arrasar nas competições!
2ª Pausa Técnica: Nesta altura você deve estar se perguntando mas o que o médico falou que acabou inspirando este tema? Bem, há recomendações nutricionais de vitaminas e minerais, classificadas de acordo com a faixa etária e sexo,  que devem ser obedecidas para garantir saúde a todos. Estas recomendações estabelecem que adultos devem consumir cerca de 75 mg (OBS: 1 laranja (100g) contem, em média, 70 mg..). Quando perguntaram ao médico qual a recomendação diária de vitamina C, ele respondeu 1g!1g é o redoxon, cebion e etc!! Você pode achar que eu estou exagerando mas, a minha preocupação se dá ao fato de milhares (ou milhões) de pessoas que assitiram ao programa,  terem ido imediatamente à farmácia comprar suplemento de vitamina C com a justificativa de uma ingestão insuficiente dessa vitamina, e com isso, se expondo a complicações decorrentes de uma suplementação indevida...Sei até que o profissional alertou para que as pessoas não fizessem uso de suplementos sem orientação mas, a informação errada pode ter contribuído e muito para isso...

 Levanta a mão aí quem  não se suplementou por conta própria? Levanta a mão aí  quem tem o suplemento em casa e, até ler este post, usava diariamente? Agora, levanta a mão quem se convenceu em largar esta vida errada? rs

Espero que tenham gostado! Até a próxima!
Comente e envie sugestão de temas!

Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
Nutricionista Esportiva (UERJ)
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
Mestre em Alimentação Nutrição e Saúde (UERJ)
Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)

9 comentários:

  1. Hoje descobri que sou uma anta mesmo,caramba eu tomo esse redoxon tem uns 20 anos isso somando que tomo suco de limao,laranja acerola.não sabia que mamão tinha vitamina c brocolis e cenoura tambem.Vc poderia escrever todo dia hahahah.Sucesso.
    Célio

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe Célio,eu também fiz muita besteira com minha alimentação.Mas nada como ter uma profissional ao seu lado.Isso me fez crescer muito como atleta,sem falar na qualidade de vida que só aumenta.Grande abraço e obrigado pelos comentários,serão sempre bem vindos.

    ResponderExcluir
  3. Esquece de levantar a mão hahahah.Esqueci de falar tambem que vou procurar uma nutricionista como moro longe de voces aí vou pesquisar na minha cidade.Alguma recomendaçao?
    obrigado novamente.
    Célio.

    ResponderExcluir
  4. Beleza,

    Adorei a materia, amo ler sobre alimentacao esportiva, mas o que devo fazer em relacao a vitamina c? qual seria o ideal para um atleta? usar suplementacao com o acompanhamento nutricional, pelo que li no post, nao seria a melhor ideia, entao o que indicas para fazer? :\

    Abraços, Lucas Graboski

    ResponderExcluir
  5. Excelente,muito esclarecedor.Realmente cada um no seu quadrado,tem profissionais entrando na área dos outros sem a menor cerimônia.Eu já sabia que não precisava suplementar com vitamina c,porque tenho uma nutricionista cuidadno de mim agora,não sou expert mas a alimentação bem equilibrada supre qualquer nescessidade de vitamina c.Estoou certo DrªMarina,rsrs.Muito legal vc escrever sobre nutrição de umça forma que entendemos,continue nessa balada que nós leitores só temos a ganhar.abraço.

    ResponderExcluir
  6. Leandro Albuquerque20 de maio de 2011 às 05:33

    Sensacional a coluna,li a outra também e fiquei muito impressionado.Nada como ter uma grande profissional escrevendo.Parabéns continue com a coluna,ela é de utilidade pública.

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu não consigo comer vegetais, ja tentei de todos os jeitos mas é realmente difícil para mim. Então para ingerir as vitaminas e minerais necessários eu tomo suplementos vitamínicos, sei que eles não são tão completos como os que existem nos vegetais.
    Sempre compro meus suplementos no site http://www.supercorpo.com.br
    Eles tem uma variedade gigantesca de suplementos por ótimos preços, entrega muito rápida.
    Bom deixo aqui a minha dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá! agradeço a todos pelos comentários!!
    Obrigada pela participação e pelos elogios!
    Célio, onde você mora? quem sabe não tenho uma indicação para você?
    Sobre a dúvida do Lucas: o ideal é consumir frutas, verduras e legumes SEMPRE! consumir 1 laranja não é difícil, né?rs! Suplementação só em casos especiais e sempre com orientação!
    Sobre a dúvida da Alana, o ideal é encontrar diversas preparações com vegetais, pode ser um kibe assado com recheio de requeijão e repolho ralado, um arroz com cenoura, um suflê de legumes, sopas, creme de vegetais etc.. o mais importante é consumir vegetais diariamente!!
    mais uma vez, obrigada pela participação e confiança !!

    Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
    Nutricionista Esportiva (UERJ)
    Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
    Mestre em Alimentação Nutrição e Saúde (UERJ)
    Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Eu não consigo comer vegetais, ja tentei de todos os jeitos mas é realmente difícil para mim. Então para ingerir as vitaminas e minerais necessários eu tomo suplementos vitamínicos, sei que eles não são tão completos como os que existem nos vegetais.
    Sempre compro meus suplementos no site http://www.supercorpo.com.br
    Eles tem uma variedade gigantesca de suplementos por ótimos preços, entrega muito rápida.
    Bom deixo aqui a minha dica!
    Beijos.

    ResponderExcluir