quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Hidrate-se!


Buenas! É com muita alegria que comunico que voltei! Não, eu e Artur nunca terminamos, na verdade "a volta" aqui se refere às postagens! Sumi não porque queria mas, por ossos do ofício.. 
Para comemorarmos o retorno que tal fazermos um brinde? Com água, suco ou repositor? 
Brincadeiras a parte, o post hoje é sobre hidratação, tema tão negligenciado e tão importante.. Vamos lá?
A água representa cerca de 60% do peso corporal e a sua ação vai  desde o transporte de nutrientes, oxigenação, lubrificação de articulações e mucosas, até o importantíssimo controle da temperatura corporal. Quando fazemos atividade física transpiramos na tentativa de resfriar o corpo pois, o aumento da temperatura corporal  pode comprometer o funcionamento de órgãos e levar a morte...  Quando estamos desidratados, reduzimos o volume sanguíneo forçando o coração a bater mais rápido para então atender a demanda do exercício.Isso é facilmente notado pelo aumento da frequência cardíaca e, sabemos, na prática, que frequência cardíaca muito alta impossibilita a realização do exercício por muito tempo... Ou seja, hidratação e performance tem tudo a ver!
As nossas perdas de água vão muito além da transpiração e urina, perdemos água pela pele o tempo todo e essa perda não é notada (chamada de perspiração). _ Pausa:  meninas que leem o blog, este é o principio do hidratante, ser uma barreira oleosa capaz de impedir a perda da água._ Voltando..  Perdemos água também pelas fezes (cerca de 100-200mL),  em casos de diarreia essas perdas aumentam muito e, se você tem dificuldades no quesito, é melhor rever a sua hidratação..
Por outro lado, as nossas fontes de água vão muito além da água propriamente dita e líquidos, os alimentos também podem ajudar ! Alguns contem mais água que outros, vamos ao exemplo: você está com sede e no lugar onde você está, não há líquidos somente melancia e bolo. O que você escolhe para matar a sede? Melancia, é claro (espero eu!!).. Isso porque os vegetais, de um modo geral, apresentam alta concentração de água! Ao contrário dos produtos prontos ou industrializados que contem pouquíssima ou nenhuma água como recurso para evitar a deteorização e aumentar seu prazo de validade..
Para que todos compreendam melhor o processo de hidratação, saibam que não basta beber líquidos mas que esta água precisa permanecer no corpo. Se bebemos muita água o que acontece? Urinamos muito, certo? Então estamos "perdendo" esta água. Não estou dizendo aqui que beber líquidos ou urinar não é importante mas, especialmente, para quem faz atividade física perder toda essa água pode prejudicar a saúde e o rendimento... Como fazer isso? Ingerindo bebidas que contenham alguns minerais ,especialmente o sódio, e carboidratos!  Já sabemos que o exercício físico aumenta as nossas perdas hídricas mas, não só de água se faz o suor! Ele é composto principalmente por sódio e cloro e menores quantidades ( e não menos importantes) de cálcio, potássio, magnésio.. Por isso, atividades superiores a 1h ou atividades intensas de menor período, é aconselhado que o atleta consuma repositores hidroeletroliticos (Gatorade, Marathon etc..) para hidratar! A vantagem dessas bebidas é a presença desses minerais e dos carboidratos, facilitando a absorção e "fixando" a água no corpo. 
Sempre me perguntam se a água de coco é um bom hidratante, eu digo que em termos, porque o conteúdo de minerais e de carboidratos é bem variável e pode não atender às necessidades do individuo. Além disso por ser um produto vegetal tem concentrações baixas de sódio, mineral super importante na hidratação como já vimos. Porém, se você estiver treinando e seu repositor acabar, não tenha dúvidas, a água de coco é melhor que a água pura..
Gosto sempre de lembrar que a quantidade de líquidos que devemos ingerir ao longo do dia, o que e quanto devemos consumir antes, durante e depois da atividade,é ABSOLUTAMENTE INDIVIDUAL. Depende da idade, grau de treinamento, perdas individuais e etc.. Por isso, reforço a importância de ter acompanhamento nutricional com um profissional especialista em esporte, sem qualquer apelo ou propaganda profissional. Ressalto também que SOMENTE O PROFISSIONAL NUTRICIONISTA É O ÚNICO CAPACITADO PARA PRESCREVER DIETA!
Uma maneira fácil de saber se você está se hidratando adequadamente é observar a cor da urina: quanto  mais clara, melhor!!  Não deixe para beber água só quando está com sede, o mecanismo da sede é "atrasado", quando você tem sede é porque já está desidratado.. Fica a dica!!
Fique atento também se você é do tipo que consome muito café ou algum estimulante que contenha cafeína, guaraná, chás ( verde, branco, vermelho etc..) ou faz uso de diuréticos: isso aumenta as perdas pela urina, facilitando a desidratação!!
Um brinde! 

E aí, gostaram do post? Comentem!
Bons treinos!

Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
Nutricionista Esportiva (UERJ)
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
Mestre em Alimentação Nutriçãoe Saúde (UERJ)
Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)

10 comentários:

  1. Excelente abordagem,ainda mais agora nesse verãozão.Mas ouvi várias vezes não sei se são nutricionista falando que a agua de côco é o melhor isso,o melhor aquilo,as vezes levamos gato por lebre.aprendi mais uma coisa aqui no seu blog Artur,que não basta só beber água,tem que manter ela no nosso corpo.estou certo?huahuahuahua.

    ResponderExcluir
  2. O pessoal que vai para Pirassununga tem que ler esse post!!!!! Urgente!!!!

    Agora, há alguma especifidade individual?

    Já fiz um treino de três horas de corrida em colocar um gota de nada na boca...

    Em Miami, em um 70.3, em 90 km andando forte, só tomei um caramanhola de hidrólito.

    Mas confesso que não estava quente em ambos os casos, assim como devo estar redondamente errado (e não vou nem procurar me justificar!).

    E, olha Mariana, muito obrigado! Sempre!

    ResponderExcluir
  3. Olá meninos!
    Obrigada pelos comentários!!
    Regis, é exatamente isso: manter a água no corpo!rs!
    Vagner, realmente o clima, a umidade do ambiente interferem na taxa de transpiração. há também algumas pessoas que treinam em condições extremas (rs), ingerindo pouca água ou eletrólito. Algumas modalidades por exemplo, como o caso da corrida, que tendem a gerar um certo desconforto quando bebemos alguma coisa. O fato de ficar sem ingerir nada de líquidos pode causar também pequenos sinais de cansaço, câimbras e até mesmo você poderia ter rendido mais..Claro, não sei se você fez exatamente a prova como queria mas não tenho dúvidas que se a hidratação estiver correta, rendemos muito mais!
    não aconselho a treinar sem hidratar corretamente! Hidratação por sinal, é também "treinável" quanto mais hidratamos mais o nosso corpo se adapta e depois de um tempo nem sentimos os "desconfortos".

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari e Artur!

    Quer dizer que vocês gostaram do post lá de Miami??? (rs)

    Pelo menos fazer as pessoas rirem é uma forma de tentar retribuir um pouco a amizade das pessoas e tudo o que elas fazem por mim...

    Entre eles, certamente você e o Artur.

    Você está certissima! Nunca tinha pensado que a hidratação que faço pode ser o suficiente...mas o suficiente pra um desempenho "x".

    Não percebi o que possivelmente deixei de ganhar em termos de performance se minha hidratação fosse a ideal....

    Preciso repensar isso urgentemente!

    Valeu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Vagner, você é demais!!
    Obrigada pelo carinho!!
    e "wait ae! stop ae!pow" pense na sua hidratação!!
    beijos!

    ResponderExcluir
  6. SENSACIONAL A MATÉRIA.OBRIGADO A DRA MARIANA.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal mesmo campeão.E a forma de fala da Mariana é bem esplicativa da pra entender tudo.Sem duvidas restantes.No aguardo de novas matérias.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Célio!
    já estou preparando num novo tema!!

    ResponderExcluir
  9. Excelente matéria! Gostaria de saber se a Mariana atende em algum consultório. Caso positivo, poderia me mandar os dados? Obrigada,

    ResponderExcluir