sábado, 26 de novembro de 2011

MEU BRASIL BRASILEIRO.

Amigos estava pelo you tube vendo uns vídeos de triathlon e me deparei com esse de 2006.Fiz uma pequena pesquisa,mas não me aprofundei muito,mas constatei que o projeto continua,as duras penas como não poderia deixar de ser,no país do futebol.Peguei esse texto abaixo no site da Fetriece,que dá para sentir um pouco na pele, o que essa Presidente de Federação, passa para ter o mínimo para seus atletas.E a força dessa mulher me deixa muito orgulhoso.Pq não desiste nunca,já está na batalha há muito tempo,tomou muita porta fechada na cara e persiste.Me tornei um fã dessa mulher,seu nome?
Fátima Figueiredo.

Segue o texto da página da Fetriece.
"Através da perseverança da presidente atual em levar, o termo é este mesmo, "chá de cadeira", em diversos órgãos oficiais, conseguimos manter alguns núcleos e ainda fazer retornar outros que se encontravam desativados. Atualmente a nossa federação com o apoio da Prefeitura e Governo do Estado, esta conseguindo deixar em funcionamento os núcleos da Praia do Futuro, Jose Walter, Pici, Choró e Maranguape (no interior do estado) e o NAR (Núcleo de Alto Rendimento) cujos atletas que se destacam, são pinçados dos diversos núcleos e incorporados ao mesmo como a atleta Sâmmia Deyse Santiago, que veio do núcleo do Pici e foi engajada ao NAR e começou a desenvolver um triathlon mais eficaz, tendo inclusive participado de uma oficina patrocinada pela UK Sport na antiga casa do atleta da Confederação Brasileira de Triathlon.

A Fetriece conta atualmente com 256 atletas federados e é considerada referência nacional na revelação de grandes valores e talentos para o triathlon nacional Antônio Marcos, Wesley Matos, além de conquistar vários títulos individuais e em equipes, como o de bi-campeões no Quadro Geral de Medalhas da Cbtri."
Amigos eu que sou um apaixonado pelo triathlon,fico triste em pensar que no Maracanã,isso só para deixar a bagaça no Rio de Janeiro.Nossos governantes,organizadores e sei lá o que mais,vão gastar 1 BILHÃO DE REAIS na reforma do estádio.Na boa, futebol é o nosso esporte principal,alavanca multidões,dizem por aí que temos o melhor futebol do mundo e pára por aí.

Não ganhamos todas as copas,todos os torneios,temos times falidos,jogadores sem compromisso nenhum,principalmente falando em seleção.Caras mimados que se ficarem um mês sem receber o milionário salário,os caras fazem corpo mole.É claro que a maioria do futebol brasileiro ganha uma miséria,somente 1% dos jogadores de futebol do Brasil ganha salários milionários,segundo site da CBF.

Eu presenciei a rotina de um time de futebol, no ano de 2010 aqui no Rio de Janeiro.O time era o Resende da 1ª divisão do Rio.Fiquei com os caras por 1 semana e imaginava como seria um time grande.O mimo é tão grande,que só para não me estender muito,vou citar apenas um exemplo.Os caras terminam o treino e jogam em algum lugar,camisas,calções,meiões,coletes para alguém recolher e levar para a lavanderia.Isso um time pequeno,imaginem vcs um time do porte do Flamengo o que os caras não fazem pelos jogadores.Procurei saber,mas na Europa os caras levam seus uniformes pra casa pra lavar.

Fiquei imaginando vendo o vídeo,se tivesse um pouquinho de investimento em cada modalidade esportiva nesse país continental,o que não teríamos de campeões.Fico pensando em um investimento mais forte na Fetriece, o que ela não poderia fazer pelo nosso esporte,por nossas crianças.Mesmo que não forme campeões,que forme indivíduos com princípios,que no final das contas é o que mais importa,nesse país sem escrúpulos.

O que mais me deixa triste, que mesmo sendo o país sede das olímpiadas,não existe um projeto a longo prazo para o nosso esporte em geral.Os projetos que existem é a curtíssimo prazo e na minha humilde opinião totalmente errados.Estão investindo em atletas que infelizmente não chegarão a um patamar de excelência.Ou por já estarem velhos ou por simplesmente por falta de talento.Não vou citar ninguém e nem apontar os erros.Mesmo pq vou falar de pessoas que gosto,mas que não acredito mais como atletas de ponta,infelizmente.

Acredito que tenha que começar tudo do zero.Porém no nosso país é tudo imediatista.Só estamos pensando nas possíveis medalhas na olimpíada do Brasil e não no futuro olímpico do país.É uma pena,mas podemos perder a grande oportunidade deste país, em se tornar uma potência olímpica.Nos tornaremos no país dos elefantes brancos,que ninguém sabe como usar.Exemplo melhor são as instalações do Pan aqui do Rio.

Espero que eu esteja redondamente enganado e que projetos como os da Fetriece,da Mangueira aqui no Rio, surjam em todos os esportes e em todos os lugares no nosso país.Vou pesquisar um pouco mais,sobre projetos sociais voltados para o esporte.Pretendo aprender como funciona isso e tentar passar informações mais precisas e isentas de paixão.

ABRAÇOS E BONS TREINOS.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Hidrate-se!


Buenas! É com muita alegria que comunico que voltei! Não, eu e Artur nunca terminamos, na verdade "a volta" aqui se refere às postagens! Sumi não porque queria mas, por ossos do ofício.. 
Para comemorarmos o retorno que tal fazermos um brinde? Com água, suco ou repositor? 
Brincadeiras a parte, o post hoje é sobre hidratação, tema tão negligenciado e tão importante.. Vamos lá?
A água representa cerca de 60% do peso corporal e a sua ação vai  desde o transporte de nutrientes, oxigenação, lubrificação de articulações e mucosas, até o importantíssimo controle da temperatura corporal. Quando fazemos atividade física transpiramos na tentativa de resfriar o corpo pois, o aumento da temperatura corporal  pode comprometer o funcionamento de órgãos e levar a morte...  Quando estamos desidratados, reduzimos o volume sanguíneo forçando o coração a bater mais rápido para então atender a demanda do exercício.Isso é facilmente notado pelo aumento da frequência cardíaca e, sabemos, na prática, que frequência cardíaca muito alta impossibilita a realização do exercício por muito tempo... Ou seja, hidratação e performance tem tudo a ver!
As nossas perdas de água vão muito além da transpiração e urina, perdemos água pela pele o tempo todo e essa perda não é notada (chamada de perspiração). _ Pausa:  meninas que leem o blog, este é o principio do hidratante, ser uma barreira oleosa capaz de impedir a perda da água._ Voltando..  Perdemos água também pelas fezes (cerca de 100-200mL),  em casos de diarreia essas perdas aumentam muito e, se você tem dificuldades no quesito, é melhor rever a sua hidratação..
Por outro lado, as nossas fontes de água vão muito além da água propriamente dita e líquidos, os alimentos também podem ajudar ! Alguns contem mais água que outros, vamos ao exemplo: você está com sede e no lugar onde você está, não há líquidos somente melancia e bolo. O que você escolhe para matar a sede? Melancia, é claro (espero eu!!).. Isso porque os vegetais, de um modo geral, apresentam alta concentração de água! Ao contrário dos produtos prontos ou industrializados que contem pouquíssima ou nenhuma água como recurso para evitar a deteorização e aumentar seu prazo de validade..
Para que todos compreendam melhor o processo de hidratação, saibam que não basta beber líquidos mas que esta água precisa permanecer no corpo. Se bebemos muita água o que acontece? Urinamos muito, certo? Então estamos "perdendo" esta água. Não estou dizendo aqui que beber líquidos ou urinar não é importante mas, especialmente, para quem faz atividade física perder toda essa água pode prejudicar a saúde e o rendimento... Como fazer isso? Ingerindo bebidas que contenham alguns minerais ,especialmente o sódio, e carboidratos!  Já sabemos que o exercício físico aumenta as nossas perdas hídricas mas, não só de água se faz o suor! Ele é composto principalmente por sódio e cloro e menores quantidades ( e não menos importantes) de cálcio, potássio, magnésio.. Por isso, atividades superiores a 1h ou atividades intensas de menor período, é aconselhado que o atleta consuma repositores hidroeletroliticos (Gatorade, Marathon etc..) para hidratar! A vantagem dessas bebidas é a presença desses minerais e dos carboidratos, facilitando a absorção e "fixando" a água no corpo. 
Sempre me perguntam se a água de coco é um bom hidratante, eu digo que em termos, porque o conteúdo de minerais e de carboidratos é bem variável e pode não atender às necessidades do individuo. Além disso por ser um produto vegetal tem concentrações baixas de sódio, mineral super importante na hidratação como já vimos. Porém, se você estiver treinando e seu repositor acabar, não tenha dúvidas, a água de coco é melhor que a água pura..
Gosto sempre de lembrar que a quantidade de líquidos que devemos ingerir ao longo do dia, o que e quanto devemos consumir antes, durante e depois da atividade,é ABSOLUTAMENTE INDIVIDUAL. Depende da idade, grau de treinamento, perdas individuais e etc.. Por isso, reforço a importância de ter acompanhamento nutricional com um profissional especialista em esporte, sem qualquer apelo ou propaganda profissional. Ressalto também que SOMENTE O PROFISSIONAL NUTRICIONISTA É O ÚNICO CAPACITADO PARA PRESCREVER DIETA!
Uma maneira fácil de saber se você está se hidratando adequadamente é observar a cor da urina: quanto  mais clara, melhor!!  Não deixe para beber água só quando está com sede, o mecanismo da sede é "atrasado", quando você tem sede é porque já está desidratado.. Fica a dica!!
Fique atento também se você é do tipo que consome muito café ou algum estimulante que contenha cafeína, guaraná, chás ( verde, branco, vermelho etc..) ou faz uso de diuréticos: isso aumenta as perdas pela urina, facilitando a desidratação!!
Um brinde! 

E aí, gostaram do post? Comentem!
Bons treinos!

Mariana Gonçalves (CRN 09100479)
Nutricionista Esportiva (UERJ)
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional (VP)
Mestre em Alimentação Nutriçãoe Saúde (UERJ)
Professora do Instituto de Nutrição (UERJ)

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Travessia dos Bravos mesmo.

Olá amigos,mais uma competição realizada e essa com certeza foi dura.
No domingo fiz a Travessia dos Bravos aqui no Rio,mais precisamente na Barra da Tijuca.Prova desafiadora,principalmente por ter que passar por dentro de um canyon.Eu nunca tive uma experiência como essa em competição.Chegar próximo as ilhas e passar no meio delas,foi uma mistura de sensações.A euforia de uma coisa nova e um certo medo pelo desconhecido.

A prova:

Fiquei conversando com amigos e esperando a largada.Do nada toca a buzina.Saí correndo como um louco e caí na água que não era das mais calmas.Foi difícil vencer a arrebentação,fiz muita força,muita mesmo.Depois da arrebentação até que ficou bom.Não tinha muita gente,então não teve muita pancadaria.


Logo me juntei  a um grupo de 4 atletas e fomos juntos.Ficamos ali cozinhando um ao outro o tempo todo.Hora um apertava,o resto ia atrás e assim foi até a chegada nas ilhas.Nesse momento eu estava muito cansado,senti o ritmo forte da galera.Confesso que fiz mais que podia,forcei demais na 1ª perna e dei uma quebrada legal.

Como estávamos brigando pelo 2º geral da prova,já que o 1º abriu uma semana de nós.Ninguém foi muito cavalheiro,para entrar no canyon.A porrada estancou bonito.Eu que já estava babado,fiquei por último.Estava com medo de alguém passar por cima de mim rsrsr.

Amigos já tive várias experiências em provas,algumas  boas e outras bem ruins,mas essa foi punk.Entrei no canyon com raiva,cabeça pra fora,pernada forte,peito estufado,determinado a vencer o obstáculo e não dá mole.O guarda vidas gritando, para eu me manter no meio,já que era bem estreito e um vacilo era pedra na certa,não foi fácil.A onda jogava pra trás,pro lado,pra frente e de revestrés.Nunca entrei em um liquidificador,mas acredito que seja muito parecido.Uma sensação incrível de impotência perante a natureza.Se uma onda mais forte viesse,eu não teria chance alguma,bateria forte nas pedras.Impressionante como não somos nada.

Voltando a prova.Depois que venci o canyon, senti uma fisgada do siri na panturrilha esquerda.Resolvi alongar a perna.Me virei de costas e busquei o pé para alongar,amigos que merda.Senti uma cãibra generalizada nas pernas absurdas.Era tanta dor que eu ia pedir ajuda.Só que olhei para os lados e cadê?Não tinha ninguém,nem uma bóia de patinho para eu segurar.Procurei não me desesperar. Rapidamente me virei e voltei a nadar com as pernas paralisadas.Mexia somente os braços e tentando segurar a dor.Eu sabia que uma hora ia passar e passou.

Passou mas não muito.Não podia dar mole,qualquer movimento diferente e elas voltavam.O ruim disso tudo,é que abandonei a disputa por uma posição melhor  e pensei só na sobrevivência(sábia decisão).
Saí longe da chegada,pq em frente tinha uma vala enorme e muita arrebentação.Coloquei os pés no chão com todo cuidado,para as cãibras não voltarem.Depois que pisei em terra firme, vi 1 cara correndo e não pensei muito, parti em um sprint raivoso.Não passei na água,mas passei na corrida.
No final descobri que fui o 14º geral e o 2º na categoria.Muito bom por mais um pódio e mais um troféu.Só que o sofrimento foi grande e eu perdi muitas posições na volta das ilhas.Tudo bem que estava com cãibras,porém não conseguiria manter aquele ritmo.Meu ombro ainda dói muito e isso já afeta  o cabeção,antes da largada.Ou eu me conformo que não vou nadar como antes ou faço alguma coisa diferente(já estou pensando no que fazer,me conformar jamais).
A partir de agora,sem planilha.Os treinos todos serão kinder ovo,cada dia uma surpresa.Não quero compromisso com planilha,só compromisso em treinar e me divertir na medida do possível.Ano que vem começa tudo de novo,IRONMAN 2012 eu vou.

Abraços e bons treinos.