segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

De onde vc tira motivação?

Olá amigos,estava eu pensando com os meus botões,sobre a motivação para treinos e provas.
Eu sou uma pessoa movida a competições,claro que tenho prazer em treinar,mas tenho muito mais em competir.Para eu sair de casa pra fazer um treino,sem ter em mente uma prova alvo, é muito difícil.Claro que gosto de nadar,pedalar e correr.Porém não conte comigo para fazer qualquer coisa muito longo,se não tiver objetivo.
Vejam como estou motivado

Estou tirando umas conclusões depois que comecei a ler o livro Nascido para correr.Ouvi falar tão bem do livro,que criei uma expectativa imensa nessa leitura.Amigos que gosto muito dizendo que eu ia adorar,que eu ia querer sair correndo a todo momento.Sinto muito decepcioná los amigos,mas não gostei nadinha do livro.A Mariana tinha me dito que talvez eu não gostasse, ela sabe muito bem que não sou muito fã da corrida.Não é que não tenha gostado do livro,é que criei uma expectativa que não se revelou.A Mari bem definiu,eu gosto de histórias competitivas,do cara que foi ao fundo do poço e voltou para uma grande vitória e coisas do tipo.Porém nem isso me faz sair da cama as 04 da matina para treinar com empenho.

Somente as competições me fazem sair de casa pra treinar forte.São elas que movem o meu treino,a minha motivação interna vem daí.Toda vez que me inscrevo em uma prova importante,o querer me superar se inflama.Me emociono com vídeos do iron,de pessoas se superando,mas para por aí.É a emoção por assistir pessoas,transpondo barreiras antes intransponíveis para elas e só.

Quando estou fazendo provas não penso nelas,penso no meu treino,no dia que superei aquele treino mais brabo,no dia que estava mal e mesmo assim fui lá e fiz o meu melhor.É isso que me move.
Não sou profissional e não vivo disso,mas gosto de agir como se fosse, sou feliz assim e isso que importa.Vem de mim esse espírito competitivo.Fico imaginando se fosse um cara com performance de elite.Seria insuportável.rsrsrs
A alegria de uma criança ao fazer o que gosta
As vezes fico vendo as crianças nadando na academia e fico pensando quando começa o espírito competitivo.Pq já vejo em algumas crianças a vontade de chegar na frente das outras e outras nem aí pra isso.Será a criação?Papo para algum psicológo.

Admiro  e respeito as pessoas que treinam por treinar,somente pelo prazer que ele proporciona.Se elas são felizes,se ficam emocionadas por terminar um treino,eu aplaudo e acho lindo.É isso que o esporte deve proporcionar,felicidade independente se vai competir ou não.A competição as vezes estraga o que tem de mais belo no esporte.O ser humano não quer só competir,ele quer vencer e aí chega a fazer de tudo por isso.Mas isso é para um outro post,bem mais polêmico.

Bom falei de onde tiro a minha motivação  e vcs de onde tiram a motivação?O que faz vcs acordarem cedo,ficar horas treinando?

Abraços e bons treinos.


7 comentários:

  1. Eu sou um amante do esporte.Participo de competições mas não compito,gosto das medalhas e das fotos na linha de chegada, principalmente com meu filho.Respeito também que compete,e tem o espírito que vc tem.Só que tem uns caras que são babacas demais.Parab´ns pelo blog.
    Leandro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei Leandro e respeito muito sua atitude.Agora em relação aos babacas,isso tem em todo lugar.O que temos que fazer é ignorar,somente isso.Grande abraço companheiro e obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. Obrigado Célio,me emocionou.Fico feliz que sirva de motivação para vc e agradeço a Deus por vc ter uma família tão linda.Muito obrigado pela torcida familiar e pelas palavras.E um dia nos conheceremos,faço questão disso.Abração.

    ResponderExcluir
  3. Fala Artur!
    Cara, eu achava que minha motivação para treinar, assim como a sua, vinha das provas. Em estar bem preparado para fazê-las da melhor forma possível.
    Mas aí veio a queda de bike há dois meses em que quebrei a clavícula em quatro partes... fiz a cirurgia e 15 dias depois fui liberado para pedalar naquela bicicleta ergométrica com encosto e pedal lá na frente. Cheguei a ficar 1h30 pedalando naquela bike, leve, só girando... e extremamente motivado!
    Mais 15 dias e fui liberado pra correr (caminhar forte seria o mais correto) na areia fofa e em subidas. Tenho feito isso 3 x por semana, feliz da vida...
    Sem contar a musculação e exercícios diários para o ombro.
    Então vi que minha motivação em treinar está em me superar. Seja lá o que isso signifique pra mim (concluir um Iron sub-11h ou conseguir trotar 50 min na areia fofa sem sentir dor no ombro!)
    É isso! Só falta voltar a nadar, mas tenho certeza que até o carnaval já estou de volta na piscina (mesmo que seja abraçado na pranchinha e fazendo só trabalho de perna, hahaha).
    Abraços e até a próxima prova meu camarada.
    André da Hora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sensacional André,estou muito feliz por sua recuperação tão rápida.Eu demorei um tempão para me recuperar.Que fantástico tudo isso que escreveu.Em breve estará de volta as competições e principalmente no Iron.Grande abraço irmão.

      Excluir
  4. Putz Artur, e eu, que não sinto mais aquela motivação que tinha no inicio?

    Ano passado as coisas foram boas. Boa demais. Mas agora, sei que meu corpo não irá além disso...

    Então não sinto fôlego para buscar coisas boas em 2012 nem depois...

    Fazer provas pra Turismo? Putz, acho legal, mas pra mim não serve...

    É como se eu não tivesse para onde ir. Os treinos continuam. Mas é dificil vencer a vontade de NÃO sofrer.

    A única coisa que me segura é os treinos fazem partem do meu estilo de vida e , se de repente parasse, minha rotina ficaria desorganizada...

    Enfim, estou procurando uma motivação mas, sei lá, tá complicado.

    Desculpa ai o desabafo, mas seu texto veio em boa hora...

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vagner meu amigo,a cada ano eu fico com o mesmo dilema que vc.Já estou muito tempo nessa vida e buscar motivação é uma batalha sem fim.Eu ainda tenho umas metas a serem atingidas e isso me motiva,mas estou perto de cumprir essas metas e aí fica a dúvida como me sentirei depois disso.O importante é ser feliz fazendo o que gostamos,não sei se é possível para nós que somos movidos a desafios.

      Excluir