quinta-feira, 1 de outubro de 2009

TRANSIÇÃO A 4ª MODALIDADE


Em todas as provas, seja as de curta ou longas distâncias, a transição, ou o ato de fazer a troca de modalidade é muito importante. Alguns segundos ou minutos com certeza farão a diferença no final. Vou dar algumas dicas começando nas provas de distância sprint e olímpicas, e na próxima matéria as de longas, meio e ironman.

Sprint e Olímpicas
Normalmente, o material de ciclismo e corrida fica próximo a bike, ficando mais fácil a troca. Mas este material precisa estar arrumado, senão você acaba se atrapalhando inteiro. A bike deve estar posicionada de maneira que não enrosque em seu vizinho. O capacete deve estar desafivelado, voltado para você e encima do clipper ou guidão.

Se for utilizar óculos, deixá-los dentro do capacete pronto para ser colocado. Atualmente a maioria dos atletas já usa a camiseta ou top, embaixo da roupa de borracha ou acaba nadando com ele mesmo. Se este não for o seu caso, deixá-la em cima do capacete. As sapatilhas ficam já nos pedais, ou ao lado da bike.

Sempre comece a troca de cima para baixo ou vice-versa. O material da natação deve ser colocado, normalmente ele é jogado, ao lado da bike, de maneira que não atrapalhe você nem seu vizinho. O número de competição deve ser utilizado com o cinto, que é muito mais prático. Agora é só empurrar a bike até a área de monte/desmonte.

Algumas dicas importantes:
- sempre marcar a posição de sua bike na transição;
- não esquecer do seu número de peito;
- se estiver usando roupa de borracha, você já deve chegar na bike com ela na cintura e utilizar
condicionador ou vaselina apropriada;
- quando terminar a etapa da natação visualizar mentalmente o que vai fazer ao chegar na bike;
- não entrar em desespero se não encontrá-la, os staffs acabam lhe ajudando, e normalmente está ao seu lado;
- lembre-se que a transição deve ser rápida mas sem desespero.

Quando chegar da etapa de ciclismo a área de transição já não será a mesma, por isso a importância de marcar sua posição. O seu tênis deve estar ao lado da mesma, mas que não atrapalhe a sua chegada, e em cima de uma toalha. Devem estar abertos e com a “língua” para fora. Atualmente existem elásticos para se colocar no lugar do famoso cadarço, tornando assim sua colocação muito mais rápida. Se for usar bonés, deixe-os em cima do tênis.

O material que utilizou na etapa anterior deve ser colocado junto com o da natação (capacete, sapatilhas). Simples não é? Mas o mais importante de tudo isso é que esta modalidade também têm que ser treinada, pelo menos a cada quinze dias!

Bons treinos!

FONTE:ALEXANDRE GIGLIOLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário