terça-feira, 18 de janeiro de 2011

TREINAMENTO DE BASE O QUE FAZER?

 Antes de começar a escrever,gostaria de esclarecer que não sou técnico e não tenho conhecimento profundo da matéria.A minha opinião aqui expressa,será somente pela prática vivida de muitos anos no esporte e ter ouvido muitas coisas ao longo do tempo.Não tenho objetivo de denegrir, tão pouco enaltecer alguém ou algum método,é apenas a minha opinião.

Eu estava lendo uma matéria na trisport deste mês,que me chamou muita atenção,sobre periodização inversa.Essa tese é levantada pelo técnico Sérgio Borges,confesso que não conheço,mas segundo a revista ele já classificou 105 atletas para o mundial de Ironman no Hawaii,tem treinado campeões de Ironman e 70.3 e levado ao pódio vários atletas amadores.Então partindo desse princípio o cara não é nenhum aventureiro,pelo contrário sabe o que faz.
Até onde sei a periodização tradicional se divide em ciclos,(macro,meso e microciclo),isso visando uma prova alvo,onde vc terá o máximo de performance naquela competição.O trabalho de base é o que ele mais questiona no método tradicional.Normalmente os treinos de base são longos,lentos e para mim chatos.E ele bate muito nessa tecla,como faremos para desenvolver a biomecânica,a técnica,força e a velocidade durante a fase de base,com esses treinos longos e lentos.Como adicionar volume no treinamento de um atleta,quando a fundação biomecânica não foi ainda desenvolvida.

Ele propõe um início de treinamento diferente dos tradicionais com o foco no desenvolvimento primeiro da técnica,força,velocidade e depois a resistência,quando próximo as provas.
O técnico Sérgio Borges bate duro no método tradicional,o que concordo com ele.São estudos de muito tempo atrás,onde as publicações eram escassas na sua maioria,não tinham a tecnologia e o conhecimento de hoje.Devido a um número restrito de publicações e os poucos cientistas nessa área de treinamento a periodização tradicional foi republicada várias vezes,sem muito debate.
Esse é um pequeno resumo da tese do técnico Sérgio Borges,a matéria completa está na Trisport de nº100.

A minha opinião é simples, como disse uma vez aqui mesmo no blog e vou repetir.
Uma coisa que aprendi nessa vida de atleta amador é que tudo muda, com o passar do tempo. Todo pesquisador puxa a sardinha para a sua pesquisa questionando a do outro e vice versa. Acho que não devemos mais nos surpreender com os estudos, muito menos menosprezá los, apenas respeitá los. Hoje sou muito mais empírico, faço o que me faz bem. Mas cada um sabe onde o calo aperta.

Mas comentando um pouco mais sobre o assunto.Eu sou um questionador por natureza,principalmente em relação a treinamento,nutrição e equipamento.Sempre disse para quem quisesse ouvir,que eu não gosto do treino de base.1º porque é muito chato,2º justamente o que o técnico Sérgio fala,a biomecânica está toda desengonçada e vc não consegue ter um bom aproveitamento.3ºA probabilidade de lesão é grande,porque normalmente vc vem de um período de férias,engordou um pouco e coisas do gênero e nem sempre o atleta respeita a planilha,a danada da técnica não está no seu corpo.4ºVc fica extremamente lento,gerando uma desconfiança no treino.5ºA falta de estímulo,o treino não é desafiante, então se torna chato,e dependendo do atleta,não completa o treino pedido. 

Esses pontos que avaliei são as minhas impressões, do que já senti e vejo em amigos por aí.O que eu faço é uma mescla desses dois tipos de periodização,nem 8 e nem 80.Não sigo a risca o treino passado,(espero que meu técnico não leia isso)invisto muito em técnica,força e alguma velocidade mas sem exageros.Procuro diversificar o treino,não deixá lo monótono,porque a pior coisa é treinar sem vontade.O que eu gosto de fazer nessa fase do treinamento,é prestar atenção no que meu corpo diz.Se estou cansado eu descanso,se sinto dor eu paro,se estou com fome eu como e por aí vai.Não ponho em risco uma ano inteiro por causa de um treino na base.

Agora a minha maior crítica em relação a periodização tradicional e do Sérgio Borges é a tal da prova alvo.Porque eu não posso estar bem em todas as provas do ano??Eu sou amador e nem sempre o meu calendário é seguido a risca,então eu quero ser o melhor que puder em todas as provas que eu fizer.Gosto muito de um troféu,gosto muito do pódio e gosto muito de medalhas,então o que eu puder pegar eu pego.

ABRAÇOS E BONS TREINOS.

4 comentários:

  1. Ótimo post, dá o que pensar. A última frase é de dar muita risada ;-).

    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Valeu Rafael,é essa a idéia fazer pensar.Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Grande artur, acho que o Sergio Borges não tá de todo errado não. Mesmo no periodo chamado de "Base" é bom vc manter alguns estimulos de velocidade, onde a biomecanica do movimento modifica em relação a treinos lentos, que no decorrer da temporada irão se intensificando. E tambem é bom pra deixar o corpo mais alerta. E quanto a fome por medalhas e trofeus, vc não tá sozinho nesta. Prarabens pelo Blog. Forte e saudoso abraço. Berg

    ResponderExcluir
  4. Grande Berg estamos juntos na busca das medalhas.rsrsrs
    Mas é isso aí esse negócio de base tem que modificar,tenho falado com meu técnico sobre isso.Ele prometeu estudar.

    ResponderExcluir