sábado, 5 de março de 2011

Novidades no Blog: Coluna de Nutrição

Caros amigos, há tempos tento convencer a minha nutricionista ( sim, também é a minha namorada!) a participar do blog mas, agora eu consegui! Verdade que ela nunca negou a sua participação mas, como trabalha muito, sempre fica sobrecarregada e com pouco tempo para tantos afazeres... Decidi criar esta coluna porque sei da necessidade de todo atleta sobre a sua alimentação. Eu mesmo vivo enchendo a Mari de perguntas...rs
A Mari na verdade se chama Mariana Gonçalves, é Nutricionista Esportiva, Graduada e Mestre (que orgulho!) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora de Nutrição para curso de Educação Física da UERJ.
Acredito que este canal é uma oportunidade para todos tirarem suas dúvidas, curiosidades com uma excelente profissional ( pode me chamar de puxa-saco mas, quem conhece sabe que não estou exagerando), que trata a nutrição de uma forma simples, voltada para a performance e saúde, sem melindres ou excessos. Trata a alimentação de acordo com as fases do treinamento,  respeita as necessidades do atleta e seus objetivos, não enche ninguém de suplementos se não for necessário ( como ando vendo por aí...) e não mata ninguém de fome (pelo mesmo motivo...), tudo dela precisa ter compravação científica etc...
Enfim, ela se colocou à disposição do blog para uma coluna fixa que pode ser quinzenal, a principio. Para isso, eu  preciso saber:  O QUE VOCÊS QUEREM SABER SOBRE NUTRIÇÃO? A frequência da coluna e os temas, dependem da participação de vocês! Então, deixe a vergonha de lado e deixe seu comentário com o tema que você quer ver aqui no blog!
ABRAÇOS E BONS TREINOS.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.





10 comentários:

  1. Artur, uma das coisas que eu gostaria de saber é, dentro de um período de treinamento muito intenso - que é o que acontece com a gente quando vamos para um Iron ou mesmo um 70.3 - uma dieta saudável basta ou se realmente podemos dispensar certos suplementos, como BCAA ou R4.

    Isso sempre dá uma polêmica danada!!!!!

    Aliás, sem querer abusar vou fazer outra pergunta - se BCAA realmente for eficaz, ele deve ser tomado antes, durante ou depois das provas? Pergunto isso porque já vi pessoas argumentarem que se os aminoácidos forem tomados durante as provas ou treinamento, ele será "queimado"como se fosse um carboidrato comum. Nesse sentido, não seria melhor se abastecer com gel?

    Parabéns pela iniciativa e desde de já agradeço a Mariana em se dispor escrever para gente sempre que ela puder!

    Juro que não vou abusar...:-))))

    ResponderExcluir
  2. Valeu Vagner,já está anotado.Essa é uma dúvida frequente da galera.Vou reforçar essa dica,gostei da idéia.Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Caraca.... Tenho 8438348374 curiosidades e vou adorar poder contar com mais este apoio... Mas sem dúvida alguma há uma que eu realmente sempre questiono: qual é a REAL NECESSIDADE de produtinhos? Vagner foi na mosca! :o)

    Artur, obrigada! Mari também! #queorgulhodocasal

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Aline,vc é uma queridona.Essa questão para mim é a mais importante,a real necessidade de produtinhos.Boa Aline,conto com o seu apoio sempre.Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Artur parabéns pelo blog,muito legal.Serei um leitor assíduo agora que começei no esporte,acho que os amigos acima bateram no ponto certo.Eu gostaria de saber muito dessa coisa de ter que tomar produtos para ser bom.Hoje em dia me alimento bem e me sinto legal.Vejo amigos se enchendo de coisas que nem ele sabem o nome.Obrigado meu nome é Regis.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Regis por me seguir e pelo comentário.Pelo jeito só vai dar suplementação para a 1ª coluna rsrsrs.

    ResponderExcluir
  7. TRIATHLETA(18 ANOS DE TRI) JORGE GOEBEL R. S.
    EDUCADOR FISICO POS GRADUADO EM TREINAMENTO DESPORTIVO
    PREZADO ARTUR ACOMPANHO SEU BLOG ASSIM COMO VARIOS OUTROS RELACIONADOS COM O TRIATHLON E CORRIDA PARABENS PELA INICIATIVA ALINE ESPERAMOS CONTAR COM VOCE DESDE JA AGRADEÇO SUA PACIENCIA E SUE TEMPO RSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Jorge,espero contar com seus comentários sempre.Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Farias
    Valeu Mari, não vou ter que perguntar mais nada ao Artur para ele tirar as dúvidas com você, agora pergunto direto, você sabe como é meu irmão né, rsrs...
    Minha 1° dúvida: No Ironman na segunda volta do ciclismo eu fiquei totalmente sem energia em um determinado trecho, eu estava tomando um sache de GU a cada 40min,além do repositor e de água, será que se eu diminuisse esse tempo de consumo do gel, adiantaria?
    Meus sinceros parabéns.

    ResponderExcluir
  10. A Mariana tem consultório??? XD

    ResponderExcluir