segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TRIATHLON NOTURNO,IRONMOON.

ÚLTIMOS PREPARATIVOS ANTES DA LARGADA
No sábado 03 de setembro fizemos história mais uma vez no Rio de Janeiro.O trathlon noturno ironmoon em Copacabana,foi incrível,no quesito novidade,emoção e público.Eu como  sou um entusiasta do triathlon, não poderia ficar de fora dessa prova.
O que mais me precocupava era o fechamento das ruas para o ciclismo. Mas no simpósio os organizadores me tranquilizaram,já que disseram que tudo seria gradeado e fechado para o ciclismo e corrida.Fiquei tranquilo,mas queria ver na prática.E para a minha surpresa,estava tudo fechado e com uma segurança impecável.Só que nem tudo é perfeito e durante o post,vou colocando  a minha opinião.

PREPARATIVOS PARA A LARGADA

Vamos a prova.Cheguei cedo como sempre,gosto do meu ritual de pré prova tranquilo,não gosto do frenesi de chegar em cima da hora e ficar correndo.Sempre acabo esquecendo alguma coisa.Resolvi que faria a prova sem roupa de borracha,afinal a água aqui no Rio não é tão gelada como em Penha.Apesar do frio que estava fazendo na hora da prova.Preparei tudo e fui em direção a largada com o Maliki,resolvi ir pela areia para sentir a temperatura da água.Cheguei perto da água e descobri que a minha opção de nadar sem roupa foi acertada.A água estava uma delícia,o frio era depois na bike e corrida.
Fui fazer meu aquecimento e entrei no pórtico de largada cedo,queria largar lá na frente.Me posicionei logo atrás do Diogo Sclebin e Adriano Sachetto e fiquei pensando,"qual esporte pode te proporcionar isso?Vc largar do lado ou encochando a elite nacional?"rsrs.Acho que poucos esportes te proporcionam isso.E é uma motivação extra ficar ali do lado dessas feras.

FUNGANDO NO CANGOTE DA ELITE DO TRIATHLON RSRS



SEMPRE DISSE, QUE TEM QUE LARGAR LARGANDO,COM RAIVA

 LARGADA

Larguei largando,furioso mesmo.Não queria ser derrubado ou atrapalhado no momento da largada.Caí na água já com o objetivo de ir com os feras até a 1ª bóia que estava a 100m,para fugir do bolo doido,.Fiz isso e deu muito certo.No contorno da bóia voltei ao ritmo mais humano,aí começou a dificuldade.Cadê as bóias amigão? Navegação as escuras,eu uso óculos de grau e não uso lentes de contato,estava com óculos de lente escura e estava um breu danado.Ou seja eu não via nada.Bem decidi que ia em direção ao forte copacabana,já que as bóias estavam naquela direção e quando chegasse perto eu conseguiria enxergar.Dito e feito,chegando perto das bóias vi que não estava errada minha decisão.
Fiz o contorno da última bóia e fui em direção a praia,essa não tinha erro.Saí com um bom tempo e perto de uma galera boa.Saí da água furioso de novo,não queria perder a roda do Bruno Brand.Fiz uma transição bem rápida e partir para o ciclismo.

 CICLISMO

Minhas sapatilhas sempre ficam amarradas na bike,desse modo pulo na magrela e não preciso ficar procurando sapatilha,elas já estão ali prontas para colocar os pés.Só que dessa vez o plástico arrebentou antes e acabei me enrolando um pouco.O suficiente para ter que fazer muita força para chegar no Bruno e no Tobias.Tive a ajuda do Brasilia para encostarmos nos caras.
VANESSA GIANNINI,BRASILIA E EU NA RODA
Depois que juntamos o pelote o pau cantou,velocidade absurda e sustos variados.E o engraçado foi a Vanessa Giannini campeã da prova, na minha roda e o Bruno mandando ela saí pq estava atrapalhando rsrs.Na 1ª volta no retorno,pegamos várias pessoas saindo da transição,o que deu um susto violento,principalmente para mim ,que vinha na curva muito rápido.

A pista perto dos prédios era a mais perigosa,pq estávamos em uma única pista,cercada de grades por um lado, calçada do outro e a iluminação ruim,por causa das árvores.Sem falar nos atletas que estavam lentos e andavam na esquerda.Nunca gritei tanto e os caras que estavam comigo também,fiquei rouco de tanto gritar.Na pista da praia era tranquilo muito espaço e iluminação,mas os atletas mais lentos teimavam em andar na esquerda.Na minha opinião falha da organização,que deveria ter avisado para todos,principalmente para os iniciantes, que deveriam manter a direita da pista.

Os sustos continuavam,porém o pau cantando.Chegamos em um pelotão que estava bloqueando a pista,eu e o Bruno gritamos muito e os caras não abriam.Quando chegou o retorno o Bruno deu um sprint que eu resolvi não acompanhar,mas o Nenem grande técnico de triathlon aqui do Rio,partiu em busca dele e eu fui atrás,mas acabamos trazendo a galera toda.Mesmo com o ritmo forte,não conseguimos chegar nos 5 primeiros da elite,mas chegamos perto.rsrs

Já na última volta o Bruno me alertou para o retorno,eu saquei na hora que ele queria abrir do pelotão.Fui junto e viemos em um ritmo frenético e conseguimos abrir uma boa vantagem,para a corrida.Mas tudo perdido por um erro da organização.
Na transição da bike para a corrida,normalmente vc entra por um lado e sai pelo outro,isso visando uma igualdade para todos os atletas.Nessa prova não,o mesmo lado que vc entrava com a bike,vc saía para correr.Ou seja que deixava a bike no final da transição como eu,perdia preciosos segundos, eu contei 20",em relação aos que entregavam a bike logo na chegada,de tão grande que era a transição.Não fez diferença para mim que me arrastei na corrida,mas fez para o Bruno.Nós que abrimos uma vantagem na bike,perdemos na transição.


CORRIDA

MORTO COM FAROFA AMARELA
A corrida foi um caso a parte.Eu já sentia que ia ser sinistro,devido ao pedal forte demais.Eu e o Bruno entregamos a bike,somente atrás da elite e não é qualquer elite,eram os caras.Mas como não me entrego lá fui para a corrida.Novamente fiz uma transição bem rápida,mas quando olho para a frente e vejo todo o pelotão que nós tínhamos deixado para trás,saindo para correr junto comigo,me deu um certo desânimo.Não costumo me abater,mas essa abateu e eu já não estava 100% caí de vez.

Eu estava tão travado que não conseguia respirar,com aquelas dores nas costelas absurdas.Parei 3 vezes para conseguir respirar,aí voltava a trotar,para se ter uma idéia eu passei o 1ºkm para 05m:30s o 2º não foi tão diferente,sem falar no desânimo de ver tanta gente me passando.Só que no retorno dos 2km já me sentia melhor e comecei a correr com certa decência.O Velasques veio ao meu encontro e me deu um ritmo e motivação.No momento que o Raphael Pazos me passou junto com o Mauro ele gritou vai neles.E eu fui,mas os caras estavam fortes e eu nem tanto,mas me mantive ali até 300m da chegada,quando me entreguei as dores e deixei os caras irem.

Terminei com 54m:09s em 34º geral e 5º na minha categoria.Se vcs analisarem que eu entreguei a bike,junto com o Bruno em 7º e 8º e cheguei em 34º vcs vão ter a exata sensação que eu tenho.Que a minha corrida tem muito que melhorar.Nesse caso tem um atenuante,se estivesse me sentindo bem faria em em 51m talvez e chegaria bem melhor.Só que o SE não entra no jogo,o que vale é ali na hora e ponto final.
FELIZ MAS NÃO MUITO RSRS

Sobre a organização,vou falar o que o que deve ser melhorado,alertando que foi a 1ª prova e os caras já fizeram um grande evento.A prova foi incrível,realmente fizemos história.Mas as bóias precisam de iluminação,.A transição tem que ser melhorada também em controle,pq  levaram os meus óculos de natação novinho e a touca do evento que era linda.Sem falar no erro de ter que sair pelo mesmo lado que chegou com a bike,prejudicando vários atletas.Percurso do ciclismo do lado dos prédios tem que aumentar mais uma pista,estava muito perigoso e instruir melhor os atletas que estavam na prova e na sua maioria inexperientes.

Foi maravilhoso fazer essa prova,quando tiver outra estarei lá.E tenho certeza que o Bernardo(aquele que venceu a prova de 100km no gelo que passou no fantástico)e o Jorge organizadores da prova,vão consertar as falhas.Sei disso pq vejo neles o compromisso de fazer um evento perfeito.
E quanto a mim?Vou treinar para correr melhor,isso sim.

ABRAÇOS E BONS TREINOS.


7 comentários:

  1. Parabéns.. mais uma prova concluída...

    ResponderExcluir
  2. Caramba voce não para nunca?Quando voce descansa?huahuahua.Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. é isso aí Artur... vamos pra Pirassununga ??

    Se for, nos vemos lá...

    Abraços e bons treinos...

    ResponderExcluir
  4. Célio eu descanso,mas o calendário não deixa.rsrsrs

    Marlus eu vou para Pirassununga.Nos encontramos lá.

    ResponderExcluir
  5. Mais uma vez nosso excelente revezamento no pedal, com direito a fugas, gritos e broncas. Como eu disse a menina, ´´Não precisa ajudar, mais também não atrapalha`` kkk . Eramos para entrar e sair da transição sozinhos, mas com aquela louca organização de entrar e sair pelo mesmo lado perdemos muito tempo, pois não tivemos o privilegio da galera que deixou a bike nos primeiros cavaletes. Em fim, estamos sempre mandando bem nas competições. Parabéns e vamos que vamos :)

    ResponderExcluir
  6. Valeu Brunão,foi show mesmo o revezamento.No estadual já estou contando contigo irmão.Vamos para cima da galera.Abraço.

    ResponderExcluir