quinta-feira, 13 de maio de 2010

DICAS P/ A SEMANA DO IRONMAN.


Semana do Ironman. Você não pode fazer muito mais treinos para melhorar sua capacidade física, pois é preciso descansar, mas, com atenção para detalhes importantes, erros são evitados, o que vai ajudar você a fazer a prova com todo o seu potencial.
Treinos x Descanso:
O que fazer na semana da prova ainda é encarado por atletas e treinadores como uma “arte”, pois vários são os fatores que influenciam o quanto você deve treinar ou descansar na semana da prova, dentre eles, seus objetivos para a competição, tempo de treino específico, sua forma física atual, e preferências pessoais.
Porém, de uma forma geral, deixe a seguinte frase guiar você: “Não treinar de mais, nem de menos!”
O descanso é importante e fundamental nesta semana, porém, sentar em frente à TV e apenas dormir irá deixar você se sentindo pesado e letárgico, além de não gerar um estímulo muscular para seu corpo e deixar sua musculatura recrutada, e o primeiro aspecto de sua fitness que sofre é a redução do plasma sanguíneo, o que acontece com cerca de dois dias de inatividade.
Portanto, ache um equilíbrio com treinos leves para não lhe trazer fadiga profunda, porém, suficiente para manter seu corpo em estado de alerta.
Alimentação:
Um ponto importante são os cuidados com hidratação. Alguns atletas acabam exagerando no consumo de água e ficam satisfeitos na necessidade de urinarem com frequência e na cor transparente da urina, porém, o excesso que é eliminado do seu corpo está carregando também sais minerais, o que resulta em um desequilíbrio de sais, que pode resultar em câimbras no dia da prova. Portanto, evite excesso de água e procure ingerir alimentos quando for tomar água pura, isotônico é uma boa opção para hidratação fora das horas das refeições.
O termo “supercompensação de carboidratos” é algo também bastante comum entre atletas de endurance, porém, é preciso ter cuidado com isso, pois é comum ouvirmos casos de atletas que engordam excessivamente na semana da prova, pois exageram nas calorias! Não se esqueça que pelo fato de seu treino já ter uma carga reduzida, basta se alimentar normalmente e você já vai se alimentar com mais calorias do que gasta.
Rotina e foco mental:
Procure não ficar pensando na prova nesta semana anterior, evite ler notícias sobre ela, ou até mesmo relacionadas com o triathlon, você quer chegar na largada mentalmente o mais descansado possível, pois é essa energia que irá lhe ajudar a tirar o máximo de suas forças na parte final da maratona.
Com os treinos reduzidos você vai se sentir melhor e descansado para trabalhar e curtir sua família, mantenha sua rotina o mais normal possível em termos de horário, continue trabalhando normalmente e evite falar sobre a prova com familiares e amigos, tente esquecer que o dia está próximo.
Se possível, escolha uma tarefa no trabalho para que seja concluída naquela semana, isso irá lhe ajudar a esquecer o que está por vir!
Estresse:
Se organize para evitar qualquer estresse extra que possa vir com a viagem para o Ironman. Uma sugestão é empacotar todo seu material, inclusive nutrição, já em sacolas prontas e etiquetadas, isso vai ajudá-lo no dia antes da prova, pois não vai precisar fazer contas de quantos gel ou colheres de suplemento serão necessários colocar em sua nutrição para atingir o número de calorias desejado.
A parte logística também é fundamental, viajar com bicicleta sempre é um trabalho a mais, procure chegar no aeroporto pelo menos 90 minutos antes do voo, caso você precise lidar com taxas de peso extra ou de equipamento esportivo, e se isso acontecer evite brigar com o funcionário do atendimento, este só está cumprindo ordens.
Lembre-se que o estresse é responsável por lançar cortisol em seu corpo, que são produzidos em suas glândulas adrenais. Cortisol é um hormônio catabólico, significa que lhe “destrói” comendo sua musculatura como fonte de energia. Dependendo do nível de estresse, o cortisol irá usar recursos que seriam destinados a produzir Pregnenolone, que é responsável pela produção de hormônios sexuais (anabólicos) e que influi diretamente em seu sistema imunológico. Portanto, nível de estresse alto significa sistema imunológico baixo.
Conclusão, a semana do Ironman deve ser encarada de forma relaxada, como uma semana normal, porém, sem exageros em treinos ou alimentação, afinal de contas, o Ironman nada mais é do que um treino especial, com diversos companheiros, e postos de abastecimento!

FONTE:ATIVO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário