domingo, 10 de julho de 2011

QUE TIPO DE ATLETA VC É?

Após meu treino de sábado que por sinal foi um perrengue,parei para pensar um pouco que tipo de atleta que sou.
Meu treino de sábado consistia de 100km de bike ,com 10km subindo a serra de Friburgo e depois mais 40minutos de corrida,Até aí nenhum problema, um treino até comum para quem treina longas distâncias.Só que na madrugada de sexta para sábado eu não dormi,passei a noite em claro.Se fosse um pouco sensato ficaria em casa e tentaria dormir.Mas não,fui treinar normal com tudo que tenho direito,inclusive a intensidade.
ME ALONGANDO PARA CORRER,PÓS PEDAL

No início foi tudo bem,mas quando começou a subida e eu comecei a forçar o ritmo,senti todo cansaço da noite em claro.É um cansaço diferente,é aquele que vc come mas fica com fome,vc bebe e fica com sede,vc alonga mas o músculo teima em doer,puxar e coisas do tipo.Sem falar nos reflexos que ficam muito prejudicados.

Resumindo e indo direto ao assunto que é o título deste post.Fiquei pensando porquê fiz aquilo?Com qual finalidade?Afinal fisiologicamente não fiz bem ao meu corpo.Então porquê fiz?Porquê não fiquei em casa no aconchego do meu lar,na cama quentinha,tomando um bom chocolate quente,esperando o sono aparecer,descansar e depois sair para treinar ou simplesmente deixar para outro dia?Porquê?

Sinceramente agora no momento que estou escrevendo não tenho respostas.Espero ao final chegar a alguma.Poderia dizer que sou competitivo,que não queria perder treino e coisas do tipo.Porém acho que essas respostas não me convence mais.Sempre disse que luto contra o meu relógio,mas quantas vezes não fui buscar o competidor da frente.Quantas vezes fui além do minha capacidade física.Quantas vezes enchi o peito para dizer que fui campeão disso e daquilo.Poderia muito bem,me contentar com o tempo do meu relógio mais baixo,independente de quem estivesse a frente.

Me questionando sobre isso,me recordei de um grande amigo nadador,que por sinal nadava muito,tanto em distâncias,como em velocidade.Uma vez conversando sobre competições,eu perguntei porque ele não competia mais,já que nadava tão bem.E ele me disse uma coisa e eu nunca repeti isso a ninguém e pela 1ª vez vou falar.E não porque era segredo de estado ou uma coisa miraculosa,mas porque não concordava e acho que não concordo até hoje.Mas começou a fazer sentido.Eis a frase "Eu nunca competi.Competição não prova nada.Melhor, prova sim,prova que vc é vaidoso".
Então perguntei para ele porquê treinava tão forte já que não competia?Ele foi direto e seco,"porque eu gosto".


Por um tempo aquilo martelou a minha cabeça,não aceitava por nada.Hoje olho diferente e acho que sou vaidoso sim.Afinal para quê um blog para falar da minha pessoa,quase que exclusivamente?Para quê postar fotos no meu orkut,facebook,twitter dos meus treinamentos e competições?Vaidade ou apenas para mostrar aos meus amigos o que ando fazendo,para podermos interagir.Talvez um pouquinho de cada.

Não quero levantar polêmica,apesar de gostar de uma.Só que me referindo ao título da postagem,vou tentar me definir e sair de cima do muro.

Acho que sou um atleta amador,competitivo,que gosta de ganhar medalhas,troféus,vaidoso ao extremo,mas principalmente compito porque gosto.
Gosto da atmosfera que envolve a competição,do frio na barriga que ela me dá,dos amigos que fiz,dos exemplos que posso dar para os meus futuros filhos,do desafio que é superar uma adversidade.Talvez essa impressão de mim mesmo, seja temporária,mas se não for acredito ter achado o perfil que me caracteriza.Vaidoso ou não,competitivo ou não o importante é que sejamos felizes com o que fazemos.

E que tipo de atleta vc é?

BONS TREINOS E QUE DEUS OS ABENÇOE SEMPRE.

6 comentários:

  1. Campeão todos somos vaidosos no tocante ao esporte,eu me considero o atleta pangaré huahuahuah.fique tranquilo isso é normal até para crianças.muito legal o texto faz refletir um pouco.

    ResponderExcluir
  2. Rapaz você me fez pensar em tudo que disse.as pessaos são muito vaidosas mesmo,voce tocou na ferida de muita gente.Acho que algumas pessoas irão ler o seu blog e ficar un tanto cabrera kk.eu acho que você está certo em uma coisa,que sejamos felizes com o que fazemos o restante do texto é cada um com seu eu interior.e esse teu amigo é um pé no saco também.kkkk

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Célio e Rinaldo,não quis polemizar,muito menos agredir o estilo de vida de alguém.Na verdade pensei só na minha pessoa.Foi um desabafo das loucuras que tenho feito sem pensar direito.Tudo na vida tem um porque,e essas certezas vamos adquirindo com o passar do tempo.Nada como ficar experiente(nunca velho rsrs).Abraços amigos e gosto muito que vcs venham aqui comentar.

    ResponderExcluir
  4. Falou e disse guerreiro concordo com tudo,tudo mesmo,voce ainda é tranquilo tem gente que é osso de aturar.valeu o desabafo.

    ResponderExcluir
  5. Amigão voce soube do Norman Stadler?o cara tinha problemas no coração meu véio.tá loko.

    ResponderExcluir
  6. Gosto de treinar pelo treino mesmo. Gosto de acordar e treinar. Gosto de estar em movimento, de fazer melhor, de fazer o meu melhor. Gosto interagir com as pessoas. E as competições? Sempre brinco dizendo que são uma boa desculpa para que tenha meus treinos programados. Como justificar correr 50k sem uma prova enorme pela frente. Sou vaidosa, certamente. Sempre digo que a melhor sensação da corrida é a de que me sinto "poderosa". Mas que poder é esse? De "p" nenhuma"! Coisas da cabeça do ser humano...

    ResponderExcluir