quinta-feira, 4 de março de 2010

O QUE É MELHOR: VOLUME OU INTENSIDADE?

Muitos corredores gostam de acumular em seus diários de treinamento a distância semanal percorrida em quilômetros. Através do acompanhamento da quilometragem semanal, o corredor calcula seu progresso, seu nível de desgaste e se já é hora de reduzir a sobrecarga para iniciar uma fase de recuperação ou polimento para alguma prova importante. Todavia, o número de quilômetros semanais percorridos não nos informa como esta distância semanal foi percorrida. Pelo contrário, nos leva a acreditar que o que importa é a distância, sendo que as pesquisas mais recentes indicam justamente o contrário.
Atualmente os estudos mais recentes indicam que devemos manter um nível relativamente constante de quilometragem semanal e aumentar progressivamente a intensidade dos treinos, pois é esta a variável mais importante para provocar uma melhora no rendimento do corredor.Antes de vc adotar um treinamento louco em cima de tiros,sugiro que procure um especialista no assunto,não vá fazer por conta própria se vc não tiver o conhecimento p/ tal.Pois, ao mesmo tempo em que as evidências demonstram que o caminho para se tornar um corredor mais rápido é justamente aumentar a intensidade dos treinos, alguns estudiosos vêm descobrindo que aumentar a intensidade dos treinos também eleva significativamente os riscos de aparecimento de lesões.
Muitos conhecidos tem sofrido com lesões em geral,principalmente a tal da canelite,eu não sou especialista mas tenho alguma experiência e digo que essas pessoas estão exagerando na corrida,tanto no volume quanto na intensidade.Eu aconselho a correr mais em grama,terra batida pois vc tem menos impacto nas articulações,usar um tênis bom ,adequado a sua pisada,além de seguir orientação profissional,é o que eu faço e graças a DEUS não tenho tido lesões.Só corro no asfalto em provas.Temos que ser inteligentes na hora de treinar,seu corpo não é máquina.Precisa de descanso,alimentação,hidratação e treino,não necessariamente nessa ordem.

Abraços e bons treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário